1º Fórum Norte Paranaense de Workshops em ESG

1º Fórum Norte Paranaense de Workshops em ESG

Com o objetivo de inovar em seus eventos, a Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais organizou o 1º Fórum Norte Paranaense de Workshops em ESG, distribuído em quatro encontros ao longo do ano.

O primeiro desses encontros ocorreu em 18 de abril, em Maringá. Esta ação faz parte do projeto da Associação para descentralizar atividades, visando levar informação e oportunidade de troca de experiências além de Londrina, cidade-sede da entidade.

O evento foi marcado pela palestra principal de Claudia Michiura, profissional com mais de 30 anos de experiência em shoppings e comércio, que compartilhou sua vivência e discutiu tópicos relevantes sobre ESG e propósito.

Para enriquecer ainda mais o evento, contamos com a participação de três empresas locais, cada uma focando em um aspecto do ESG.

A primeira palestra, cujo objetivo eram boas práticas ambientais, foi sobre a trajetória de Isabela Menegassi, empreendedora com foco em produtos sustentáveis e aplicáveis na área da cosmetologia e CEO na Tropicália Cosméticos, que é uma produtora de produtos de higiene e beleza com foco na produção sustentável.

Isabela deixou claro em suas palavras que o foco ambiental seria um valor indiscutível para ela e seus sócios. Cada inovação em seus produtos e embalagens passa pelo filtro “como esta ação pode afetar o meio ambiente?”, mostrando como a sustentabilidade é um pilar em suas decisões.

A segunda empresa, que tinha por objetivo a parte social, foi de Acauã e Jair, sócios da Ecobio, empresa maringaense de produtos sustentáveis, trouxeram uma partilha enriquecedora sobre como seu negócio pôde praticar empreendedorismo com ênfase social, ao desenvolver sua marca de produção de sacolas retornáveis a partir de resíduos, com o apoio de costureiras que migraram da Venezuela para o Brasil em busca de melhores condições de vida.

Citaram ainda que o propósito da empresa era acolher os imigrantes para dar boas condições de vida a eles.

Já a prática de ESG relacionada à governança foi abordada por Hélio Xavier. Hélio empreende há 10 anos como multifranqueado da rede de sorveterias Chiquinho Sorvetes.

Sua mensagem, trouxe inspiração no que diz respeito a relações humanas. Chama a atenção sobre a importância de conhecer cada pessoa de sua equipe, dando a devida notoriedade aos sonhos, personalidade, dificuldades, a individualidade e também sobre a importância de ter a governança na cadeia de fornecedores.

Além de todas essas participações incríveis, Fabio Ban, do Instituto Capitalismo Consciente, trouxe dinamização ao evento, com a proposta de gamificação relacionada a Gestão Consciente, feita em 2 momentos, logo após a palestra da Claudia, e logo após a palestra do Hélio.

A ideia por trás dessa gameficação era para que os participantes tivessem a oportunidade de se unir em equipes para resolver situações propostas, levando em conta práticas de geração de valor no negócio, gestão de pessoa, reflexões sobre o meio ambiente e sobre o ESG, de maneira que o impacto gerado pelo evento não ficasse apenas com as palestras, mas sim algo que eles viveram e experienciaram.

O evento não foi uma vivência unilateral, mas teve como resultado interação e conscientização sobre como pequenos e médios negócios podem ter uma cultura sustentável e de que se cada um fizer a sua parte o mundo pode ser tornar um lugar cada vez melhor.

Outra parte importante do evento foram os parceiros institucionais para ele acontecer. Tivemos a participação na abertura do gerente do Sicredi Dexis, que falou sobre a instituição, da Trecsson FGV, da ACIM e Instituto Acim, o Crea-PR na pessoa do Conselheiro Danilo Gatto e também diretor da Anpea e do Sebrae.

Ao encerrar o evento, Nilton Batista Prado, Diretor Financeiro da Mútua-PR, enfatizou a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento e suporte aos profissionais do Sistema Confea/Crea.

Nos pós-evento, sábado dia 20/04/2024, foram doados 40 kg de alimentos arrecadados com o workshop a Mãos Solidárias Iguatemi.

A Anpea expressa sua gratidão a todos os parceiros que tornaram este encontro possível, incluindo Chiquinho Sorvetes, Capitalismo Consciente, Aprogeo, AEAM, AMEA, Movimento ODS Maringá e Fneas.

Fonte: Anpea

< voltar

Associe-se às ENTIDADES
da sua categoria. Você
sempre sai ganhando.

Acessos Rápidos

Editais

Fique de olho
em nossos Editais

ACESSE >

Honorários

Tabelas
referenciais de Honorários

CONSULTE >

Cursos On-line

Qualificação e
aperfeiçoamento de Conhecimentos

ACOMPANHE >