Oficinas do 48º Epec permitem a troca de experiências entre representantes das entidades de classe

Oficinas do 48º Epec permitem a troca de experiências entre representantes das entidades de classe

O último dia de programação do 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec), nesta sexta-feira, trouxe informações, treinamentos e reflexões aos participantes representantes de Entidades de Classe, com as oficinas sobre ‘Sustentabilidade nas Entidades de Classe’, ‘Gestão Financeira e Orçamentária’, ‘Editais de Chamamento Público’ e ‘Estratégias de Inovação para Entidades de Classe’.

A oficina ‘Estratégias de Inovação para as Entidades de Classe’, foi conduzida pela conselheira do Crea-SP, especialista em Inovação e Tecnologia, Eng.ª Civ. Mariana Mayara de Souza Costa, sócia proprietária da Wee Do Business. Segundo ela, as Entidades de Classe não podem ser 100% dependentes do Sistema e necessitam de novas lideranças e profissionais e, principalmente, da inovação. “Temos o dever de buscar novas formas de atuação e de sermos ferramenta associativista”, pontua.

Paralelamente, a oficina ‘Sustentabilidade nas Entidades de Classe’ permitiu a troca de experiências entre os participantes, com os cases da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge), da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (Area-MCR), da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feap), do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape).

À tarde, a oficina ‘Editais de Chamamento Público’ trouxe informações sobre mecanismos e ferramentas disponíveis para que as Entidades de Classe possam acessá-la, com explicação do Eng. Eletric. Seg. Trab. Mário Guelbert Filho, facilitador do Departamento de Relações Institucionais (DTI) do Crea-PR.

O Edital de Chamamento repassa recursos para a execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Crea em comunhão com as ações de atualização e de inovação nas profissões ligadas ao sistema profissional, com a realização de diversas ações como cursos, palestras, revistas técnicas, workshops, boletins técnicos, desenvolvimento de aplicativos e de planos de comunicação.

Além disso, os participantes receberam treinamento sobre ‘Gestão Financeira e Orçamentária’, com a explanação do Eng. Civ. Sady Ivo Pezzi Junior, com os macro temas ‘gestão financeira de forma simples e prática’, ‘precificação de produto do jeito certo’, ‘estruturação de informações financeiras’, ‘os sete principais controles e indicadores financeiros’ e ‘ciclos financeiros’.

Segundo ele, quando a empresa não mantém as informações atualizadas sobre os valores movimentados, juntamente com materiais de consumo e matérias-primas, contas pagar e receber, os engenheiros/administradores não sabem o que está ocorrendo e qual é a decisão, a gestão financeira orçamentária é, desta forma, um meio para garantir que a empresa esteja aplicando seus recursos da melhor forma possível.

Sessão Plenária

Na tarde desta sexta-feira, 28, ocorreu a Sessão Plenária do Crea-PR nº 1003, paralela à programação do 48º Epec em Foz do Iguaçu. Com 104 Conselheiros presentes a Sessão foi conduzida pelo presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, pelo vice-presidente, Eng. Agr. Clodomir Ascari e pela diretora do Crea-PR, Eng. Agr. Sandra Regina Cabel. Na ocasião foram votados processos e decisões da Diretoria e informado p balancete atual do Conselho pela contadora Roseli Santini.

Para acompanhar a Plenária na íntegra acesse o Youtube do Crea-PR.

Texto: Patrícia Giannini e Patrícia Biazzetto – Comunicação Crea-PR 

Fotos: Levi Rodrigues Ker e Elias Ker

< voltar

Associe-se às ENTIDADES
da sua categoria. Você
sempre sai ganhando.

Acessos Rápidos

Editais

Fique de olho
em nossos Editais

ACESSE >

Honorários

Tabelas
referenciais de Honorários

CONSULTE >

Cursos On-line

Qualificação e
aperfeiçoamento de Conhecimentos

ACOMPANHE >