Ação Higienópolis Aberta promove a apropriação do Espaço Público

Ação Higienópolis Aberta promove a apropriação do Espaço Público

Higienópolis Aberta é uma ação de urbanismo tático que busca promover a apropriação do espaço público na área central da cidade, criando relações de placemaking, conforme o previsto no Plano de Mobilidade e Plano Diretor de Londrina. O projeto é baseado na ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que trouxe à avenida Higienópolis uma dinâmica cultural, técnica e social de uma única vez, colaborando para que Londrina se torne uma cidade inteligente.

A ação iniciada em 2021 por iniciativa da sociedade civil organizada, discute e promove o convívio social em espaços públicos após a pandemia da COVID-19. Assim, em setembro de 2022, numa inciativa público-privada, o projeto foi premiado nacionalmente pelo ranking Connected Smart Cities, por ser uma proposta replicável a outras cidades do Brasil.

A segunda edição do evento aconteceu no dia 23/09/2023, das 7h às 18h em Londrina em um evento gratuito e aberto a toda população, composto por voluntários das mais diversas áreas e com o tema Smart City (Cidades Inteligentes). A idealizadora e coordenadora do projeto, arquiteta e Urbanista, Danaê Fernandes, proprietária da URBData, contou com vários apoiadores, como por exemplo, ACIL, CMTU Londrina, Connected Smart Cities, Sesc, Sanepar e também com a Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais – ANPEA, entidade de classe vinculada ao CREA-PR.

Como a proposta vai de acordo com as ODS, o projeto entrou nos objetivos previstos em estatuto da ANPEA, a qual contou com parceria junto a Mútua-PR, para incrementar no projeto na forma de painéis temáticos, entre outras atividades.

Os painéis promovidos pela Anpea foram sobre Cidades Inteligentes e ESG, temas atuais e muito importantes para o desenvolvimento e crescimento econômico das cidades. Além dos painéis, o evento contou com outras atividades como oficinas de urbanismo tático (abordagens de planejamento e mobilidade que buscam revitalizar as cidades), implantação de Parklet (mini praça que substitui uma vaga de estacionamento e que trazem maior vitalidade e qualidade de uso da via), passeio ciclístico de aproximadamente 30 km, a Jane’s Walk, que foi uma caminhada pelos pontos históricos do centro de Londrina e 2 rodas de conversa, uma sobre Urbanismo Tático e outra sobre Design Biofílico.

“A Anpea agradece a oportunidade de participar um evento tão inovador e diferente de outros, pois se trata de um projeto que busca a sensibilização da população em relação ao próprio espaço em que elas convivem e também a exposição de ideais e atividades que tem um conhecimento técnico muito forte mas que são realizadas de maneira simples e divertida.”, explica o Presidente da Entidade, Eng. Amb. Marcos Rodrigues.

< voltar

Associe-se às ENTIDADES
da sua categoria. Você
sempre sai ganhando.

Acessos Rápidos

Editais

Fique de olho
em nossos Editais

ACESSE >

Honorários

Tabelas
referenciais de Honorários

CONSULTE >

Cursos On-line

Qualificação e
aperfeiçoamento de Conhecimentos

ACOMPANHE >