Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná: história e projetos inovadores

Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná: história e projetos inovadores

A Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná, APROGEO, foi fundada em 29 de maio de 2012, em homenagem ao Dia do Geógrafo, na cidade de Guarapuava. São aceitos como associados, conforme regimento da entidade, todos que participam da categoria profissional de Geografia, e que exerçam suas atividades, parcial ou totalmente, formados por qualquer instituição de ensino superior brasileira, que tenha competência para conferir os títulos de Geógrafo, além do registro no Crea-PR, bem como aqueles formados em instituições semelhantes estrangeiras, com diploma oficialmente revalidado no Brasil, e igualmente com registro no Crea-PR, sendo admitidos como associados participantes, com direito a voto.

A Associação reconhece como categorias de associados, com direito a voto: fundador e profissional (este podendo participar de atividades concernentes à dinâmica da entidade, proporcionando, como possível, a execução de seus objetivos podendo atuar nas atividades executivas da sociedade. E sem direito a voto: contribuinte (mantenedor sem envolvimento com as atividades executivas), honorário e benemérito (profissional indicado por prestar relevantes serviços à classe), e aspirante (acadêmico do curso de Geografia, registrado no CreaJr-PR).

Fundação

O primeiro presidente da APROGEO, geógrafo Robson Ferreira de Paula, conta que a ideia de fundar a entidade surgiu no próprio município. “Vimos a necessidade de ter representatividade dentro do Estado e principalmente na região de Guarapuava. Buscamos então essa representatividade no Crea-PR, que ampara a profissão legalmente”, relata.

A primeira diretoria foi composta por integrantes de várias regiões do Paraná. Os membros foram eleitos por aclamação em chapa única na Assembleia, que contou com cerca de 30 participantes, entre profissionais, professores e acadêmicos do curso de Geografia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Já na fundação, uma das metas definidas foi criar polos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Na época, em Guarapuava, havia 16 geógrafos atuando legalmente no mercado de trabalho, e no estado todo eram 422.

A APROGEO foi a primeira entidade de classe formada após a criação da Regional do Crea-PR em Guarapuava e hoje conta com 52 associados. Também contribuiu para a formação da entidade a existência do curso de Geografia na Unicentro.

Representação

A entidade possui representação no Crea-PR com conselheiros desde 2018. Já em âmbito nacional foi representada por um de seus associados, o geógrafo Danilo Serrano, no cargo de coordenador do Colégio de Entidades de Classe em 2019 e 2020. Atualmente ele é coordenador-adjunto da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agrimensura.

Desafios

O atual presidente da Aprogeo, geógrafo Jorge Luis Oliveira Campelo, conta quais foram as principais dificuldades enfrentadas na gestão da entidade. “Construir uma estrutura para operar uma entidade formada por pessoas é sempre complicado, mas a nosso maior desafio é o engajamento da categoria”. E completa: “estou em meu último mandato e o meu maior objetivo é fomentar a sucessão e concluir de forma exemplar os projetos que estão sob minha responsabilidade”.

A geógrafa Marcia Arantes, associada da Aprogeo, afirma que o mercado de trabalho dos geógrafos “tem melhorado progressivamente, mas temos desafios relacionados às atribuições”. Para ela, estar envolvida com a entidade “tem sido um importante por conta do elo com o Crea, todos os contatos, as interações e a troca de experiências entre profissionais”, finaliza.

Projetos

A APROGEO tem idealizado executado diversos projetos inovadores na realização de cursos e eventos para os profissionais e estudantes, em parceria com o Crea-PR e outras entidades.

Um dos destaques foi o LexGeo em 2018, primeiro evento que tratou sobre legislação e norma aplicada ao licenciamento ambiental e afins, apresentando especialistas do Paraná e Santa Catarina.

Em 2019 foi realizado um dos eventos de maior repercussão na área de inovação e boas práticas: o Hackathon do Sistema, realizado em parceria com o Crea-PR por meio de Edital de Fomento. Este foi o primeiro projeto que integrou todo o Sistema Profissional, além da academia e a população em geral. Ao final, foram entregues ao Crea dez soluções para melhorar o processo de fiscalização, integrando demandas e tecnologias. As propostas passaram então para a fase de análise de execução e viabilidade.

Em 2020 foram aprovados pelo Crea-PR mais três projetos da entidade, mas que não puderam ser executados por conta da pandemia. Entre eles estava o termo de convênio para a criação do modelo inovador de evento com foco em temáticas como Fiscalização, Ética e Educação, chamado de FEEd).

No período inicial da pandemia foi criado o Grupo TIG (Time de Inteligência Geográfica), que colabora com o conhecimento e a análise geográfica para subsidiar estratégias para ações do poder público no combate a essa situação. Além disso, foram realizadas duas temporadas do projeto “Geografando Ideias” na versão on-line. São ao todo 14 lives de debates sobre assuntos relacionados à atuação dos geógrafos.

Em maio de 2021 aconteceu a Semana do Geógrafo com uma programação de lives e minicursos. Entre os convidados estava o ex-presidente geral de Cartografia do INCRA, o geógrafo Rui Pedro Julião, que é coordenador do curso na Universidade Niva de Lisboa – Portugal – e colaborador da União Europeia para assuntos correlatos. Participou ainda o geógrafo Jorge Santos, um expoente da geotecnologia nacional, e ainda uma pauta atual com as mulheres.

O projeto mais recente em parceria com o Crea-PR é o Ideathon, que terá a duração de 60 dias e iniciou no final de agosto, trazendo como desafio um novo olhar sobre fiscalização e ética profissional, desenvolvido por meio de jogos. Podem participar grupos de estudantes e profissionais de todas as áreas. Idealizado com a metodologia Hackathon, que visa envolver pessoas interessadas em solucionar problemas e desenvolver soluções inovadoras para questões específicas de forma ágil, o Ideathon, contará com mentorias semanais com profissionais que irão auxiliar os grupos a desenvolverem seus projetos utilizando a plataforma da Classcraft (www.classcraft.com/pt/).

Segundo Jorge Campelo, presidente da APROGEO, além da premiação em dinheiro e outros benefícios, os participantes de terão a oportunidade de adquirir conhecimento e network com os mentores e profissionais envolvidos. O desenvolvimento dos projetos durante o evento terá a cidade de Maringá como foco no storytelling que dará a narrativa aos participantes. Para Campelo, essa história inicial será o ponto de partida aos grupos para desenvolverem suas ideias.

“O Jogo é o único artifício existente em todas as culturas do mundo e trazê-lo como referência para falar de assuntos difíceis, de forma engajada, é uma poderosa ferramenta. Este evento pretende explorar a criatividade dos participantes, alinhando tudo com a mecânica comum aos jogos. A narrativa, essa história contada, será responsável para que cada jogador se envolva na trama e possa resolver desafios e atingir os objetivos de cada fase. Toda a narrativa se passará em Maringá, no ano de 2099, e teremos três personagens principais, um grande empreendedor do ramo imobiliário, um profissional de extrema competência e extremamente qualificado que atua no setor da construção civil e um fiscal experiente. Todos possuem uma trama para resolver que se entrelaçam nesta história”, explicou o presidente da entidade.

Além dos desenvolvimentos dos projetos, os inscritos poderão ajudar ativamente o Crea-PR, com ideias e soluções que possam melhorar os serviços oferecidos.

Conheça mais a entidade

https://aprogeopr.org.br/

https://www.facebook.com/aprogeo.aprogeopr

Saiba mais sobre os eventos da APROGEO

www.hackathonsistema.com.br

https://aprogeopr.org.br/tig/

Relembre algumas notícias da APROGEO publicadas no site do Crea-PR

Geógrafos fundam associação estadual em Guarapuava

Geógrafos fundam associação estadual em Guarapuava

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava constrói sede própria

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava constrói sede própria

UNICENTRO assina convênio com maior produtora mundial de mapas para GPS

UNICENTRO assina convênio com maior produtora mundial de mapas para GPS

PCQ certifica 7 entidades de classe da Regional Guarapuava

PCQ certifica 7 entidades de classe da Regional Guarapuava

AEAG e APROGEO propõem melhorias para processo de aprovação de projetos

AEAG e APROGEO propõem melhorias para processo de aprovação de projetos

Seminário sobre Legislação Aplicada e Geociências – Aprogeo-PR

Seminário sobre Legislação Aplicada e Geociências – Aprogeo-PR

No Dia do Geógrafo, Presidente do Crea-PR destaca papel do Conselho para valorizar profissão

No Dia do Geógrafo, Presidente do Crea-PR destaca papel do Conselho para valorizar profissão

Hackathon de Fiscalização é o primeiro entre os Creas do Brasil

Hackathon de Fiscalização é o primeiro entre os Creas do Brasil

O 1° Hackaton do Sistema vem aí, participe!

O 1° Hackaton do Sistema vem aí, participe!

É neste final de semana o 1º Hackathon de Fiscalização do Sistema Confea/Crea realizado pelo Crea-PR

É neste final de semana o 1º Hackathon de Fiscalização do Sistema Confea/Crea realizado pelo Crea-PR

Hackathon do Crea-PR deste final de semana atinge 100 inscritos de 30 cidades do país

Hackathon do Crea-PR deste final de semana atinge 100 inscritos de 30 cidades do país

O 1° Hackathon do Sistema começou! Confira a cobertura ao vivo

O 1° Hackathon do Sistema começou! Confira a cobertura ao vivo

Entidades de Classe são premiadas pelo Crea-PR no 12º PCQ

Entidades de Classe são premiadas pelo Crea-PR no 12º PCQ

Engenheiros e entidades de classe do Noroeste são premiados

Engenheiros e entidades de classe do Noroeste são premiados

Engenheiros e entidades de classe da região de Guarapuava são homenageados pelo Crea-PR

Engenheiros e entidades de classe da região de Guarapuava são homenageados pelo Crea-PR

Crea e Aprogeo promovem o 1° Fórum Paranaense de Geógrafos

Crea e Aprogeo promovem o 1° Fórum Paranaense de Geógrafos

Crea-PR, Aprogeo e FEITEP firmam convênio para realização do FEEd

Crea-PR, Aprogeo e FEITEP firmam convênio para realização do FEEd

Geógrafos criam grupo de inteligência para enfrentar a Covid-19

Geógrafos criam grupo de inteligência para enfrentar a Covid-19

29 de maio – Dia do Geógrafo – Homenagem da Aprogeo

29 de maio – Dia do Geógrafo – Homenagem da Aprogeo

Maringá fará parte do primeiro evento Hackathon gameficado do Brasil

Maringá fará parte do primeiro evento Hackathon gameficado do Brasil

< voltar

Associe-se às entidades
da sua categoria. Você
sempre sai ganhando.

Acessos Rápidos

Editais

Fique de olho
em nossos Editais

ACESSE >

Honorários

Tabelas
referenciais de Honorários

CONSULTE >

Cursos On-line

Qualificação e
aperfeiçoamento de Conhecimentos

ACOMPANHE >