Desafio dos agrônomos em 2022 é viabilizar lucro para o produtor

Apesar de todas as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, 2021 foi considerado um ano produtivo para a AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel). A opinião é do Engenheiro Agrônomo e presidente da entidade, Cesar Davi Veronese. Sobre 2022, ele projeta um ano ainda melhor, já com os eventos técnicos e sociais calendarizados.

Para Veronese, o principal desafio dos engenheiros agrônomos na agricultura será o de viabilizar lucratividade aos produtores, prejudicados pelos baixos índices de produção nas últimas safras por conta das intempéries climáticas. “Não estamos em um momento muito propício para a agricultura, até por conta da estiagem. Tivemos frustração de safra de verão anterior, depois safrinha, gerando consideráveis perdas para o agricultor. Agora, nossa missão será a de virar o jogo em prol da agricultura e pecuária”, destaca o engenheiro agrônomo.

Sobre a AREAC, 2021 foi um ano bom para a entidade, apesar da pandemia e de todas as restrições necessárias para garantir a saúde dos profissionais e familiares. “Todos os eventos programados foram realizados, seja presencial ou virtual. O balanço foi positivo. Realizamos feijoadas, dia do agrônomo, ovelha no buraco, enfim, tudo para garantir entretenimento e descontração aos nossos associados”. Veronese destaca em em 2021, o quiosque-bar voltou a prestar atendimento. O resultado já surpreende em dois meses de retomada.

Infelizmente, 2021 foi um ano de perdas para a família AREAC. Ex-presidente, associados, diretores, foram vítimas da Covid-19. “Resta a nós, que ficamos, continuar na luta para manter a AREAC no caminho certo e com o foco em valorizar e defender as questões inerentes à agronomia”.

O ano também foi de vitórias, com premiações obtidas junto a Crea-PR e à Câmara Especializada de Agronomia. No PCQ 2021, o Programa Crea de Qualidade, a AREAC sagrou-se vice-campeão da categoria Grandes Entidades e faturou também o prêmio Destaque em Comunicação. A AREAC também indicou o Prêmio Carreira Destaque da Regional de Cascavel, entregue ao Engenheiro Agrônomo e chefe regional da SEAB, Manoel Marcio Chaves.

Outro ponto a se destacar envolveu a participação efetiva da entidade nos conselhos municipais, com ênfase no suporte para organizar do Fórum da Agricultura Familiar, realizado na sede da AREAC, em parceria com a Prefeitura de Cascavel.

Os eventos técnicos realizados em 2021 pela AREAC foram: Fórum Técnico da Cultura da Soja (10 e 11 de junho); Plantio Direto na Palha – Aumentando a Fertilidade e Conservação dos Solos (15 e 16 de julho); Agropec Sul – Novos desafios na proteção de plantas (29 e 30 de julho); Fórum Técnico do Milho Safrinha (12 e 13 de agosto); Semana do Engenheiro Agrônomo (24 a 26 de novembro) e Simpósio Paranaense de Energia Solar (1º a 3 de dezembro).

Eventos Técnicos em 2022

A AREAC terá vários eventos de ordem técnica em 2022, tais como: AREAC no Show Rural (7 a 11 de fevereiro); Sistema Plantio Direto – Estratégia Sustentável de Produção (23 a 25 de março); Fórum Técnico de Culturas de Verão (22 a 24 de junho); Agropec Sul (27 a 29 de julho), Semana do Engenheiro Agrônomo (13 e 14 de outubro) e Feira Paranaense de Energias Renováveis (7 a 9 de dezembro).

Eventos sociais 2022

Sobre os eventos sociais, no dia 1º de março haverá a FeijoAgro; 8 de março, evento Dia da Mulher; no dia 20 de março, haverá almoço beneficente à base de macarronada com galeto; 28 de maio, Feijoada da AREAC; 25 de junho – Queijos & Vinhos; 6 de agosto, Ovelha no Buraco; 26 de novembro, Baile do Hawaí;

Fonte: Comunicação AREAC

Associe-se às ENTIDADES