II Bioinsumo Brasil começa nesta quarta-feira, em Cascavel

II Bioinsumo Brasil começa nesta quarta-feira, em Cascavel

Começa nesta quarta-feira (27), o II Bioinsumo Brasil, em Cascavel. O evento acontece no Centro de Convenções e será realizado nos dias 27 e 28 de julho. O II Bioinsumo Brasil tem como foco o debate em torno dos bioinsumos – insumos biológicos desenvolvidos a partir de enzimas, extratos, microorganismos, entre outros, destinados ao controle biológico.

O evento, que é promovido pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e pela Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC) e conta com o apoio do Crea-PR, Mútua-PR e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), será realizado no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

Com uma vasta programação distribuída em dois dias de evento, o II Bioinsumo trará renomados palestrantes para debaterem temáticas como: Produção de Bioinsumos Onfarm, Tecnologia de Bioanálise de Solos, Liberação de Parasitoides em Grandes Culturas, Estratégias de Manejo e Controle de Doenças, Manejo da Cigarrinha do Milho com Bioprodutos, entre outras temáticas.

Presidente da FEAPR, o Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, destaca que os bioinsumos vem ganhando cada vez mais espaço. “A redução da quantidade de insumos químicos no mercado, aliado a uma produtividade mais sustentável e a redução de custos tem auxiliado na grande evidência dos bioinsumos. Um mercado em crescimento e que deve movimentar mais de R$ 9 bilhões em 2030”, afirmou.

O uso de bioinsumos não é novo. Na soja, ele já é usado há décadas. Agora, com o aparecimento de novas tecnologias mais eficazes, juntamente com as vantagens na utilização deste produto, já são encontrados mais de 475 produtos registrados e de baixo impacto. De acordo com Ascari, os benefícios dos bioinsumos podem ir além da redução de custos.

De acordo com Ascari, os bioinsumos representam uma dependência menor já que praticamente não dependem de matéria-prima importada. “Já os agroquímicos convencionais têm uma dependência muito grande da importação. Em um momento de guerra e pandemia, isso acaba trazendo consequência para o nosso país. Os bioinsumos nos permitem ter uma competitividade maior, uma vez que a grande maioria da matéria-prima está aqui”.

Para o presidente da AREAC, o Engenheiro Agrônomo César Veronese, os bionsumos se caracterizam em mais uma oportunidade para o produtor diversificar as formas de controle de pragas e doenças. “Acreditamos que os bionsumos chegaram para ficar e  são mais uma forma de o produtor ter êxito na lavoura, com redução de aplicações de inseticidas sem causar perdas de produtividade e tendo redução de custos”. A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do site: http://www.agroinformativo.com/eventos/ii-bioinsumos-brasil

< voltar

Associe-se às ENTIDADES
da sua categoria. Você
sempre sai ganhando.

Acessos Rápidos

Editais

Fique de olho
em nossos Editais

ACESSE >

Honorários

Tabelas
referenciais de Honorários

CONSULTE >

Cursos On-line

Qualificação e
aperfeiçoamento de Conhecimentos

ACOMPANHE >